Projeto Fotossíntese:Ajude a criar este elo sustentável PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Conteúdo
Escrito por Aeavarp   
Sex, 09 de Setembro de 2011 15:33

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (Aeavarp), consciente da necessidade de promover ações voltadas à preservação do meio ambiente, vai realizar, no dia 14 de setembro, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), um evento técnico voltado à sustentabilidade no Vale do Rio Pardo.

Na ocasião, será lançado o Projeto Fotossíntese – Aeavarp, focado em Produção - Diversificação - Preservação – Um Elo Sustentável, cujo enfoque é a transformação das iniciativas ambientais em renda criando uma nova perspectiva para o futuro da propriedade rural.

Durante o evento, será apresentada a experiência do município de Lucas do Rio Verde (MT), onde todas as 680 propriedades rurais existentes são ambientalmente regularizadas conforme o Novo Código Florestal. O projeto beneficia milhares de consumidores com água em abundância e de boa qualidade graças à orientação e ação do Poder Público junto aos produtores rurais para preservação das nascentes e leitos dos rios. Em troca da preservação, os produtores do município que preservam suas terras ganham do Poder Público uma remuneração por seus serviços ambientais.

Outra apresentação vai abordar a proposta de criação de um escritório regional baseado na Economia Verde, assim como abordar a potencialidade de negócios de créditos de carbono e serviços ambientais. A proposta de Plataforma de Negócios de Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos - que propõe uma nova forma de transformar a preservação em geração de riquezas financeiras para os municípios, produtores e empresários - terá o Dr. Ederson Augusto Zannetti como palestrante.

O que é Economia Verde?

A Economia Verde - alternativa para a promoção de hábitos de consumo sustentáveis, estabelecendo um novo espaço para as considerações sobre os processos produtivos e o consumo consciente - é um modelo de sustentabilidade para Estados, Municípios e empresas de todos os tipos e portes. Com a potencialidade de negócios de créditos de carbono, créditos de água, créditos de biodiversidade, pode-se transformar preservação ambiental em remuneração direta aos preservadores e em benefício para as empresas da região, que poderão comercializar esses créditos no mundo.

Quem pode participar?

A participação de produtores rurais, líderes políticos, presidentes de entidades, empresários e comunidade é fundamental para a construção desta nova visão, de que é possível produzir e preservar e, ao mesmo tempo, manter a sustentabilidade do setor produtivo, gerando riquezas em todos os setores da economia. 


Add this to your website
 
Banner
Facebook Twitter Orkut Blogger
Curtir a página no Facebook

Arquivos dos Projetos

Próximos Eventos

Não tem eventos

Nossos apoiadores

Negocianti