Santa Cruz Novos Rumos comemora cinco anos de mobilização da comunidade PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Webmaster   
Sex, 26 de Abril de 2013 00:00

Brique da Praca - Crédito Bruno PedrySanta Cruz do Sul (RS) – O Projeto Santa Cruz Novos Rumos completou nesta quinta-feira, 25, cinco anos de atuação. Criado em 2008, a partir de um amplo processo de discussões e envolvimento da comunidade santa-cruzense, está focado no planejamento estratégico de desenvolvimento socioeconômico do município para 20 anos (2008/2028). Liderado pela Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), organização sem fins lucrativos criada em 2009 para dar personalidade jurídica à proposta, o projeto tem diversas ações em andamento. ”O projeto, inclusive, já é referência para outros municípios que buscam no planejamento estratégico uma ferramenta de desenvolvimen­to econômico e social”, enfatiza o presidente da Ascnor, André Luís Jungblut,

 

A iniciativa, que atua nas áreas de Educação, Turismo, Agronegócio, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Ciência, Tecnologia e Informação, envolve cerca de 300 voluntários nos fóruns. “Precisamos, cada vez mais, do apoio e do engajamento da comunidade. O município que almejamos depende do envolvimento das pessoas”, enfatiza o executivo da entidade, Luís Carlos Moritzen. Os interessados em colaborar com os fóruns, que se reúnem mensalmente, podem entrar em contato com a Ascnor pelo fone (51) 3713-1191 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

AÇÕES – Entre as atividades desencadeadas pelas discussões do Projeto Santa Cruz Novos Rumos, destaque para duas novas ações criadas em 2012, em parceria com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. o Projeto Aprendendo Turismo foi criado com o objetivo de incentivar o conhecimento acerca da cidade e seus pontos turísticos, envolvendo alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Uma cartilha foi distribuída nas escolas e os estudantes participaram de um concurso cultural durante o último ano. Também voltado ao desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz do Sul, por meio do turismo, o Projeto "Tour Catedral" foi instituído em outubro passado e mostra o interior da Catedral São João Batista a grupos de pessoas, através de visitas guiadas. A iniciativa terá continuidade em 2013 após uma etapa de treinamento de condutores locais.

Outra iniciativa que merece destaque nestes cinco anos do Projeto Santa Cruz Novos Rumos é o Brique da Praça, que nasceu  das discussões do Fórum do Turismo e hoje se consolida como um dos tradicionais eventos realizados no município, com  exposições de artesanato e antiguidades, assim como atrações artísticas e culturais. Mensalmente, o evento  - que passou a ser organizado pela Associação dos Expositores do Brique da Praça (Aebesc) - atrai centenas de pessoas ao centro da cidade nos domingos, das 9 às 17 horas.

Na área de Educação, destaque para a implantação da Escola Referência. O projeto, iniciado em 2010, já promoveu qualificação nas áreas de Turismo e Logística, formando cerca de 100 estudantes da rede pública de ensino e encaminhando para o mercado de trabalho. A iniciativa contou com a parceria da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e das empresas Alliance One e Universal Leaf Tabacos.

SAIBA MAIS:

O Projeto Santa Cruz Novos Rumos nasceu das discussões de diversas lideranças da sociedade santa-cruzense insatisfeitas com o desenvolvimen­to econômico e social do município. Desta forma, se buscou através de uma metodologia - baseada no trabalho realizado pela Agenda 2020, do Estado do Rio Grande do Sul - planejar o futuro do municí­pio para 20 anos (2008-2028).

No dia 25 de abril de 2008, mais de 330 lideranças se reuniram para um dia de trabalho onde foram discutidas as alternativas e perspectivas para o crescimento econômico e social de Santa Cruz, estabelecendo macro objetivos para buscar coletivamente o Desenvol­vimento Sustentável do município e região. Estas propostas foram priorizadas em uma Consulta Popular, com a participação de mais de 11 mil santa-cruzenses.

Após a priorização, foi cons­truído o Mapa Estratégico de Santa Cruz do Sul, que visa torná-la uma cidade Líder em Desenvol­vimento Sustentável. Com o Mapa Estratégico em mãos foram criados os fóruns temáticos, formados por voluntários (técnicos e leigos) interessados nos diversos temas, que se reúnem desde 2008 para propor ações e projetos que visem alcançar os objetivos propostos no Mapa Estratégico.


Add this to your website
 
Banner
Facebook Twitter Orkut Blogger
Curtir a página no Facebook

Arquivos dos Projetos

Nossos apoiadores

Negocianti